segunda-feira, 10 de março de 2014

Introdução ao blog "Viver com alergia"


Conceito de alergia

Uma alergia é uma resposta imunológica exagerada, indesejável, desconfortável e às vezes fatal, que o organismo tem a determinadas substâncias estranhas, denominadas alergenos.
Estas substâncias são inofensivas e predominantes no ambiente e normalmente não precisamos de defesas quando interagimos com elas.

Contaminantes e alergenos como causa das alergias 

  •  Alguns alergenos alimentares: Clara de ovo, leite de vaca, peixe, trigo, amendoins, soja, avelã, camarão
  • Alergenos dentro de casa:  Ácaros, pelos de animais, fungos, formaldeído
  • Alergenos de pólenes: artesímia, bétula, eucalipto, pinheiro,etc.


Em contacto com "alergenos", as células de defesa começam a produzir anticorpos (IgE), que interagem com os mastócitos e libertam histamina e outras substancias mediadoras que podem aumentar o fluxo de sangue na zona de contacto, a pele e as membranas mucosas incham, há comichão, são libertados fluidos...

Reações de hipersensibilidade


  Geralmente as reações de hipersensibilidade são classificadas em 4 tipos, baseados nos mecanismos envolvidos e no tempo que a reação demora a acontecer. Podem existir mais do que um tipo de reação.

Ler mais aqui
- A hipersensibilidade tipo I é imediata ou anafilática e pode envolver a pele, olhos , nasofaringe, tecidos broncopulmonares e trato gastrointestinal. A reação pode demorar 15 a 30 minutos até horas.
- Hipersinsibilidade tipo II ou citotóxica pode afetar muitos órgãos e tecidos.  Demora minutos a horas.
- Hipersensibilidade tipo III ou imune complexa. A reação pode ser geral ou envolver órgãos como a pele, rins, pulmões e vasos sanguíneos. Demora 3 a 10 horas após exposição ao antigeno.
- Hipersensibilidade tipo IV, mediada por células ou hipersensibilidade tardia. A lesão é caracterizada por calosidade e eritema. 




Sem comentários: